Pilates para Gestante


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O corpo muda rapidamente durante a gestação, o que causa desconforto, dores e má postura. Mas tudo isso pode ser amenizado com a prática do Pilates, desde que não haja contraindicação médica. As gestantes só devem praticar pilates com acompanhamento profissional, as grávidas podem começar o exercício logo depois do terceiro mês de gestação e manter até o final do sétimo.

 

Benefícios: A modalidade alonga e fortalece a musculatura, principalmente a de abdômen, glúteos e parte inferior das costas, considerada o centro de força do corpo e responsável pela sustentação da coluna vertebral. Além de ganhar condicionamento físico e bem-estar e controlar o peso, a gestante que faz pilates ainda tem um ganho extra. Um abdômen mais forte vai facilitar o trabalho de parto. “Nessa hora, o útero se contrai para expulsar o bebê e, por um ato reflexo, a mulher também faz pressão abdominal, que é importante para empurrá-lo pelo canal vaginal. Um abdômen mais forte facilita esse trabalho. Nos momentos finais, há um relaxamento do períneo que permite a passagem da criança”. Uma vantagem “depois do nascimento, se essa musculatura estiver bem treinada, ela se recupera mais rapidamente”. Nessa prática, a prioridade é a qualidade e a execução correta dos exercícios e uma das grandes preocupações do instrutor é garantir a postura adequada do aluno. O objetivo não são as repetições excessivas e a utilização de muita carga e sim a qualidade dos movimentos.